envex-logo-branca

Sensoriamento Remoto

O Sensoriamento Remoto corresponde ao conjunto de processos e técnicas usados para medir propriedades eletromagnéticas dos diferentes objetos existentes na superfície terrestre ou na atmosfera. Na atualidade as imagens adquiridas por meio de Sensoriamento Remoto são uma das principais fontes de informações ambientais. A extração das informações dessas imagens ocorre a partir de interpretação visual e de técnicas de processamento digital.

Dentre os produtos desenvolvidos pela EnvEx Engenharia e Consultoria destacam-se: georreferenciamento, composição de bandas, aplicação de contrastes, mosaicagem, fusionamento, classificação supervisionada e detecção de mudanças na paisagem. É pertinente salientar que a nossa equipe está habilitada a efetuar avaliação de mercado, com o intuito de apresentar qual a melhor imagem a ser adquirida, conforme a finalidade do projeto e produtos desejados pelo cliente.

Dentre os sensores de média resolução espacial, voltados a subsidiar estudos que contemplem grandes extensões territoriais, destaca-se o LANDSAT-5, 7 e 8; além do CIBERS, SPOT, ALOS e RAPIDEYE.

Já os sensores de alta resolução espacial mais utilizados são: WORLDVIEW, QUICK BIRD e IKONOS. Estes últimos são, em geral, aplicados à análise do espaço urbano ou das áreas diretamente afetada e de influência direta de empreendimentos.

Deve-se ressaltar ainda a ampla experiência do corpo técnico da empresa em manipular dados oriundos da missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) e LIDAR (Light Detection and Ranging), que permitem a elaboração de MDE (Modelo Digital de Elevação) e MDT (Modelo Digital do Terreno), a partir dos quais análises volumétricas podem ser desenvolvidas.